20.6.17

Magnavox Odyssey 100: O pai dos consoles.

Boa noite pensadores; tudo de boa? (por aqui ótimo); hoje fui buscar o post direto no túnel do tempo, lá no baú do pirata esquecido na ilha, ou no fundo das pirâmides dentro do sarcófago do faraó, vindo das eras pré-históricas; o post de hoje é sobre o primeiro console de videogames, borá conferir então?


Pensadores sério quando iniciei as pesquisas pra este post eu não consegui segurar as gargalhadas; bom vamos lá, para os que visualizam este blog creio que amam os vídeo games e todo tipo de jogo eletrônico, mas e ai diante do que temos hoje vocês nunca se perguntaram como deve ter sido o primeiro de todos eles? Pois então eu me perguntei e resolvi compartilhar com vocês essa incrível descoberta (pelo menos eu achei) o grandioso avô de todos os consoles tá ai o supremo, máster, revolucionário MAGNAVOX ODYSSEY 100.


É pensadores fica difícil aguentar as gargalhadas (HAHAHAHA), mas é serio este foi o primeiro console de vídeo game da historia; então vamos saber um pouco mais sobre a história, do próprio principio da historia (confuso não?).

Em meados de 1972 a MAGNAVOX lançou o ODYSSEY 100 ele foi criado pelo engenheiro e inventor Ralph Baer; um alemão naturalizado americano.

Então Ralph Baer em 1966 fora incumbido de criar a melhor televisão do mundo ele tinha em mente a ideia de uma televisão interativa com jogos, mas como a ideia não vingou então ele tira da sua caixa de loucuras o projeto do que seria o primeiro console para jogos conectados a uma televisão; que segundo ele já teria sido concebido em 1951, mas que só em 1966 diante do pedido que lhe foi feito ele resolveu por o projeto no papel para produção.

Projeto esse que era composto de quatro paginas, trazendo desenhos de um aparelho que seria conectado a uma televisão ideia essa que para nós hoje é muito obvia, mas que na época não era tão simples, pois os sistemas computacionais eram atrelados a monitores muito mais complexos e caros.


Pensadores; o projeto era doido. Baer desde 1966 (ano em que resolveu lançar seu console) passou a projeta-lo e desenvolve-lo; com a ajuda de Bill Rusch e do técnico Bill Harrison. Baer desenvolveu um jogo simples de tênis ideia qual teria inspirado Nolan Bushnell o fundador da ATARI a criar o famoso “pong”.


Depois deste acontecimento a batalha continuou; e em 1967 foi criado um protótipo para um controle em forma de pistola (ó as ideias jogar tênis com pistola); e só em 1968 chegou a ser feito oque seria o verdadeiro pai dos consoles o Brown Box (caixa marrom) um console com dois controles externos e capacidade para dez jogos, mas este ainda não era a versão finalizada e por isso não foi lançado ao publico.


Então Baer passou o ano de 1969 procurando empresas de televisores que se interessassem em seu projeto para produzi-lo e a única interessada foi a MAGNAVOX.

Então de 1970 a 1972, Baer e sua equipe trabalharam muito para terminarem e então lançar finalmente em meados de maio de 1972, oque seria o ODYSSEY 100.

Este console trazia dois controles externos (bem estranhos por sinal), seis “cartuchos” “contendo” 12 jogos (esses cartuchos eram apenas ligações de circuitos, pois as programações dos jogos já estavam no console); e por mais estranho que se pareça cada jogo devia ser usado com uma película tipo um papel que se colocava na tela da TV, pois o sistema não conseguia traçar as linhas de demarcação que os jogos precisavam.


Pensadores o projeto foi bem doido e o pessoal gostou, mas por erros de marketing; erro grave, pois o console era apresentado nas lojas da MAGNAVOX ligados em televisores da marca, e por isso as pessoas acharam que só funcionava com essa marca de televisão (que por sinal eram mais caras); e como os meios de comunicação ainda não eram tão avançados o erro não conseguiu ser revertido e no final se venderam apenas 100 mil exemplares do ODYSSEY 100.

Depois disso a empresa ainda tentou lançando o ODYSSEY 2 que trazia um jogo de tênis na memória pegando carona no famoso “pong” da ATARI trazia também um teclado, mas foi engolido pelo ATARI 2600 que foi lançado um ano antes.


Então por erros de marketing vimos que o pai dos consoles não obteve vendas necessárias para bater de frente com a ATARI; mas essa grande invenção rendeu a Ralph Baer seu inventor, em fevereiro de 2006 nada mais nada menos que a medalha nacional de tecnologia nos EUA e no mesmo ano Baer doou seus protótipos e documentações do ODYSSEY ao museu Smithsonian.

Pensadores fazer essas viagens no passado é sempre muito interessante e nos faz ver o quão rápido a tecnologia vem avançando.

Esse foi o post de hoje espero que gostem e até a próxima.

Acompanhe o blog também nas redes sociais 


0 Comments:

Postar um comentário